quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Meu primeiro dia do Mestre sem Aprendizes




Não posso negar... A experiência da sala de aula me fez gente. Descobri-me mestre quando era apenas um aprendiz desengonçado.


Ainda sinto muita falta do cheiro dos meus alunos... Cúmplices das reticências... Inimigos das normas que, carinhosamente e com a mais pura verdade, tentei inserir em suas vidas... Belos e exemplares conselheiros que, dotados de maturidade ou não, fizeram de meus poucos anos a mais um impulso para que mais dias viessem.


Hoje, sinto-me só.


Não sei o que meus aprendizes sentem, cantam, conversam... Nem sei se continuaram com as mesmas travessuras de outrora... Não sei se ainda me amam e se tornariam a chorar a minha despedida.


Mas a ausência do giz em minhas mãos e dos diários de notas em minha bolsa registram apenas o ensaio do quanto me dói estar longe de cada um dos meus pássaros...


[...]


Eles teceram o HOMEM DAS RETICÊNCIAS e agora nem mais elas me respondem... Porque o vazio tem feito de minha existência um ponto final.


[...]


Sinto falta de vocês.


Sinto saudade das nossas desavenças...


Estou só, mesmo rodeado de tanta gente. E se essa gente ou esse povo fosse vocês, eu não precisaria mais de chamadas no início do dia, porque eu teria a certeza de que nunca nenhum de vocês iria faltar.


Um feliz dia do professor para mim... Mas, principalmente, para aqueles que me fizeram Mestre.


Saudade sem fim...


8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Txiio Alan...
Você merece tudo de bom, neste dia tão especiial pra ti e pra nós tbém por saber q nesse mundo ainda existe um homem assim como vc, professor, educador, responsável, inteligente... Aquele que a cda dia que se passa vai dando a esperança de um futuro melhor a muita gente.

Meelhor professor do mundo!

Amuh*

Semária disse...

Texto lindo amigo, tb sinto falta da sala de aula, e ne sinto tb sozinha...

Nadja Dantas disse...

Realmente é difícil,ter que deixar uma parte de nossas conquistas para sair em busca de outras mais á frente...

Nao é fácil se acostumar com ausencia daqueles que amamos,muito menos na hora de dizer um Tchau,ou até breve,Mas é preciso amenizar essa dor,e como faremos isso?
Lembrando dos nossos momentos juntos,de alegria,de tristeza,de broncas...lembrando sempre...a dor ainda continua,mas em pouco tempo entenderemos o sentido,de algumas coisas nessa vida!

Agradeco a voce,e a todos os mestres que seguraram em minhas maos e me ensinaram a dar os primeiros passos...Voce foi um deles

Obrigada,MESTRE!


beijos!XD

Unknown disse...

Que texto incrível...Digo a você pela primeira vez o quanto foi díficil a sua substituição!!!O motivo? Professor, especificamente de Língua Portuguesa, não é apenas um condutor de conhecimentos lexicais e gramaticais. Ele é também amigo, confidente, conselheiro e muito mais. E sei que foi isso que você foi para todos os nossos alunos. E afirmo ainda, que a mesma falta que sentes da sala de aula, eles também sentem a sua falta. Teus eternos alunos expressam diariamente a saudade e as melhores lembranças de cada aula por você ministrada. Parabéns pelo seu dia!!! E como eles discursam:Você é insubstituível!!!

...etc e tal... disse...

Seu posto me lembrou uma conversa que eu tive ontem com uma amiga que começou a dar aula recentemente para a segunda série.
Ela disse que não consegue ficar longe daquelas criaturinhas diabólicas...rs
Eu tive uma pequena experiência, fui amigo da escola, gostei, mas tenho pouca paciência.
Admiro quem tem o dom de lecionar, minha mãe é professora de português e admiro ainda mais quando a pessoa gosta do que faz.
Dá pra notar na foto que você é assim.
Velho, obrigado pela visita no blog, deixei comentário no seu post anterior, mas como eu tinha errado uma frase, removi então estou aqui outra vez falando que eu li seu blog, adorei o modo como escreve, sou curioso...rs
E gostei do texto.
Abraço.

Sandro Plebeu disse...

Ainda sinto muita falta do cheiro dos meus alunos... Cúmplices das reticências... Inimigos das normas que, carinhosamente e com a mais pura verdade, tentei inserir em suas vidas..."

Ei amigo, eu sei um pouco o que é isso, feliz dia do professor pra nós! uahuaha

Obs: Alan, vc é mais q um professor, vc é um educador, um vendedor de sonhos... e sempre será, com giz na mão ou não!

Fernanda Wanderley disse...

Alan!
Sinto tantas saudades desse meu eterno professor, saiba que sempre estarei ao seu lado, você é e sempre será o melhor professor de todos.

Beijo.

Elisângela Feitosa disse...

Tocou!
- Vamos, é aula de Alan,é esse o pensamento que ainda tenho comigo...
Todos dos horários gravados... Esperando ele entrar, dar um cheiro ou apenas um Bom dia Querido Professor!

E quando terminava a aula, esperava todos falarem com ele e ficava ali no cantinho, pra quê?
-Ah! pra te dar um Abraço, aquele abraço que aperta bem muiito e me faz mais feliz!

Saudades é pouco, mais como diz uma musica:" só se tem saudades do que é bom, se chorei de saudades não foi por fraqueza, foi porque amei!"
Você Alan FOI o MELHOR, Foi não, sempre SERÁ o melhor PROFESSOR!

Te desejo todo o Sucesso do mundo... estou com Saudades,muitas mesmo;

TE AMO Muito!

Sinceros abraços,
Elizângela Feitosa.